sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Reflexão sobre avaliação de Recursos Educativos Digitais

            A Web 2.0  (O'Reilly, 2005) é caracterizada pela intensificação da participação (Jenkins, 2008). Fala-se em utilizadores participativos e na inteligência coletiva. A criação, a utilização e a remixagem de conteúdos tornam-se atividades comuns. As aplicações tornam-se acessíveis a todos e a rede está em constante mudança, o eterno Beta (O'Reilly, 2005; Basu, 2008; Mota, 2009). Como Hemetsberger (2003) refere, os utilizadores da rede passam de consumidores passivos a intervenientes ativos, a produtores. Atualmente, uma parte dos utilizadores da rede são os chamados prosumers [vide nota i], consumem, produzem e são consumidos.

            A reunião das características da Web 2.0 (conteúdo colaborativo; partilha; utilizador como mais-valia; organização de conteúdo por parte do utilizador; aplicações sem ciclos de lançamento) facilita a produção, resultando num crescimento dos recursos na rede.  Todos os dias surge uma multiplicidade de informações na internet. Os blogues, portais, repositórios estão por todo o lado e é inevitável deixar de consultar a internet para encontrar recursos úteis à educação.
A recente e generalizada disponibilidade de recursos educativos digitais na Internet encerra um grande potencial de transformação da educação.
(Recker, M. et. all., 2005 apud Ramos, J.L.; Duarte, V.D.; Carvalho, J.M.; Ferreira, F.M. & Maio,  (Graça, 2006)
            Este potencial é igualmente reconhecido por João Carlos Antunes do Centro de Competência da Beira Interior (Borges, 2007, p. 23) quando refere que os recursos disponíveis na internet têm potencialidades para se tornarem excelentes ferramentas para o professor.

Os Recursos Educativos Digitais (RED) são produtos em suporte digital destinados aos contextos de aprendizagem e serviços de suporte e apoio à sua utilização (Carneiro, 2010, p. 71). Ramos (Pedroso, 2008) refere-se aos RED como um produto de software ou um documento no seu sentido lato.  Para tal ser, deveria obedecer a algumas propriedades:
1.      Ter uma finalidade intrinsecamente educativa;
2.      Enquadrar-se nas necessidades do sistema educativo português;
3.      Ter uma identidade, uma autonomia, relativamente a outros documentos digitais;
4.      Corresponder a padrões de qualidade previamente definidos.

            Segundo Højsholt-Poulsen (Pedroso, 2008),  um dos maiores obstáculos, imperativo para a adoção dos Recursos Educativos, é simplesmente o de os professores não terem conhecimento das oportunidades.Essa ideia é igualmente transmitida pela equipa de Luís Ramos:
Os recursos existentes estão dispersos e desorganizados, não sendo fácil aos professores encontrá-los rapidamente. Os próprios professores admitem haver uma relação entre a familiaridade com a tecnologia e o conhecimento acerca de recursos disponíveis, assim como a qualidade e a diversidade da sua utilização educativa.  (Ramos, 2010)
Roberto Carneiro (2010, p. 71) afirma que a utilização de RED para alavancar a aprendizagem dos alunos depende da existência de uma vontade ativa por parte de cada docente e da concepção dos RED como uma ferramenta de trabalho diário. Berners-Lee justifica igualmente o sucesso de wikis e blogues com o entusiasmo com que os utilizadores os adotaram (Berners-Lee, 2000 apud Mota, 2009), ou seja, mais uma vez depende da vontade do utilizador querer consumir ou passar a ser produtor. Como um colega recentemente referiu, "a minha participação é voluntária, mas a classe docente é pouco voluntária."  Assim, é essencial apostar na formação profissional dos professores em exercício de funções, de forma a colmatar esta lacuna na parte ativa. Fernando Costa (Anibal, 2005) refere igualmente a necessidade de apostar na formação da classe docente.      
            Regresse-se à questão da abundância de informação e recursos na rede. Segundo Manuel Mota apud Carvalho (Graça, 2006),  a internet  é uma mina de ouro, mas numa mina de ouro, por cada tonelada de minério há cerca de 10 gramas de ouro, ou seja, quantidade não implica qualidade.
Se por um lado, com a Web 2.0, são facultados os instrumentos para produzir Recursos Educativos Digitais, por outro lado, a própria rede e as tecnologias de informação impõem uma mudança constante e ritmos de inovação que implicam uma constante atualização de conhecimentos. Novamente estamos perante uma necessidade de formação e de inovação constante para acompanhar o desenfreado ritmo da rede. Conseguirá a classe docente acompanhar este ritmo por muito tempo? Já se registam vozes que creem que as escolas não conseguem aguentar este compasso por muito mais tempo (Bates, 2012) (Levin).
A qualidade dos recursos educativos tem preocupado a comunidade educativa e as instituições responsáveis pela educação (Castro, Ferreira, & Andrade, 2011; Barrueco Cruz, 2010; Becta, 2008; Commonwealth of Learning & UNESCO, 2011; JISC, 2008). Assim, surgem iniciativas para avaliar e prover qualidade aos RED, cada vez mais abundantes na rede (epprobate, Recolecta, SACAUSEF ).

O que é qualidade? 

Segundo José Ramos (Pedroso, 2008), qualidade é uma propriedade atribuída a um produto de acordo com um conjunto pré-estabelecido de dimensões e de critérios. Já Nielsen (2000 apud Campos, 2009, p. 12) refere que é uma meta que implica um processo contínuo de planificação, análise, desenho, implementação, promoção e inovação, para assegurar que a informação cubra as necessidades dos utilizadores relativamente ao conteúdo, apresentação e utilização.
Segundo Campos (2009), a avaliação de recursos deverá ser um processo transparente e contínuo segundo determinadas dimensões de qualidade. Os recursos deverão cumprir critérios de qualidade previamente definidos.

Que critérios definir e como aplicar esses critérios?

São várias as propostas para avaliar recursos educativos digitais (Nesbit, Belfer, & Leacock, 2003). Apenas em relação à avaliação de portais educativos, Ana Amorim Carvalho (Graça, 2006) apresenta-nos vários conjuntos de critérios [vide nota ii] relativos à análise de um portal que parecem não ter fim. Como saber que critérios aplicar? Como saber se um conjunto de critérios se aplica melhor que outro a um portal ou a uma simples página de exercícios em formato .doc? O rigor da análise inicia com a escolha adequada dos critérios apropriados, mas como chegar a uma conclusão?  

Componentes de um portal educativo
Fonte: Carvalho (Graça, 2006, p. 61)
Tal como referido por Ana Carvalho nesta representação, um bom portal deverá conter todos estes indicadores de qualidade/componentes, sendo que estes não são estanques, mas estão interligados. Juntos contribuem para dinâmicas interativas, autossuficientes e de responsabilização na aprendizagem e na produção de trabalhos.

Que instrumentos para avaliar existem?

Estão disponíveis neste momento na rede alguns instrumentos de medição criados por várias entidades governamentais e não governamentais. Eles são indicadores de qualidade (Becta), guias (FECYT) (SACAUSEFII), grelhas orientadoras (epprobate, LORI, ERAC). O que estas têm em comum é o emprego de uma escala de níveis. Barrueco Cruz (2010) propõe na análise de repositórios espanhóis uma escala dicotómica muito simples: sim/não, facilitando a análise. Será possível uma escala igualmente acessível para empregar na avaliação de recursos digitais tal como software educativo ou recursos educativos digitais como portais, cursos, apresentações, blogues...
Existem alguns repositórios cuja avaliação (através da revisão) é efetuada pelos pares e/ou por membros dos repositório, como é o exemplo do Curriki, enquanto outras preferem o feedback de determinados utilizadores de renome. 
            Sinto que, como utilizadora da rede e educadora, ainda me escapa muito desta informação que está disponível e que deveria ser de fácil acesso a quem pretende utilizar/adaptar/criar RED.
            Esta demanda em busca da qualidade dos RED já existentes e aqueles que poderão vir a surgir é, no entanto, consumidora de tempo. Conseguirão as tentativas de avaliar os recursos acompanhar as mudanças na rede? Os indicadores de um bom portal ao longo do ano foram alterados, dos texto longos aos gifs, à simplicidade  de layout e design gráfico até à edição colaborativa online (Graça, 2006). Qual será a próxima evolução? Estaremos preparados a nível de criação de novos RED ou irão os educadores criar recursos usando tecnologias já ultrapassadas e indicadores de qualidade que já não respeitam os novos critérios de qualidade?


Notas:
[i] Termo criado por Alvin Toffler (1980) na obra Third Wave.
[ii] (Alexander e Tate,1999; Mich et al., 2003; Carvalho et al., 2005; Tillman, 2003; Grassian, 2000; Richmond, 2003; Beck, 1997; Smith, 2005; Kapoun, 1998; Tweddle et al., 1998; Greer et al., 1999)

Referências


Anibal, G. (2005). Utilização e avaliação de software educativo. Obtido em janeiro de 2012, de CRIE: http://www.crie.min-edu.pt/index.php?section=176&module=navigationmodule
Barrueco Cruz, J. M. (2010). Guía para la evaluación de repositórios institucionales de investigation. Obtido em 16 de janeiro de 2012, de FECYT: Recolecta: http://www.recolecta.net/buscador/documentos/GuiaEvaluacionRecolectav1.0-1.pdf
Basu, S. (2008). Software is Forever Beta. Obtido em janeiro de 2012, de The Bytebaker: http://bytebaker.com/2008/12/12/software-is-forever-beta/
Bates, T. (2012). Is there too much innovation in education? Obtido a 15 de janeiro de 2012, de online learning and distance education resources: http://www.tonybates.ca/2012/01/14/is-there-too-much-innovation-in-education/
Becta. (2008). Choosing and using digital learning resources - A guide for school leaders. Obtido em 17 de janeiro de 2012, de ICTWorkshops Wikispaces: http://ictworkshops.wikispaces.com/file/view/choosing_digital_resources.pdf
Borges, J. (2007). Software livre na educação. Obtido em janeiro de 2012, de CRIE: http://www.crie.min-edu.pt/index.php?section=229&module=navigationmodule
Campos, F. (2009). Dos Recursos Digitais Educativos aos objetos de aprendizagem em contexto escolar. Obtido em janeiro de 2012, de Slideshare: http://www.slideshare.net/fernandocampos/dos-recursos-educativos-digitais-aos-objectos-de-aprendizagem-em-contexto-escolar
Carneiro, R. (2010). Recursos Educativos Digitais - Um Serviço Público. Obtido em janeiro de 2012, de plano tecnológico educação: http://www.pte.gov.pt/idc/idcplg?IdcService=GET_FILE&dID=22140&dDocName=022005644 [descarga]
Castro, C., Ferreira, S., & Andrade, A. (2011). Repositórios de Recursos Educativos Digitais em Portugal no Ensino Básico e Secundário. Obtido em janeiro de 2012, de Academia.edu: http://ucp.academia.edu/sergioandreferreira/Papers/692162/Repositorios_de_Recursos_Educativos_Digitais_em_Portugal_no_Ensino_Basico_e_Secundario
Commonwealth of Learning & UNESCO. (2011). Guidelines for OER in Higher Education. Obtido em 10 de 11 de 2011, de Taking OER beyond the OER Community: http://www.col.org/PublicationDocuments/Guidelines_OER_HE.pdf
ERAC. (2008). Evaluating, Selecting and Acquiring Learning Resources: A Guide. Obtido em janeiro de 2012, de Educational Resource Acquisition Consortium: http://www.bcerac.ca/docs/ERAC_WB.pdf
Graça, V. (2006). Avaliação de Locais Virtuais de Conteúdo Educativo. Obtido em janeiro de 2012, de CRIE: http://www.crie.min-edu.pt/index.php?section=224
Hemetsberger, A. (2003). When Consumers Produce on the Internet:The Relationship between Cognitive-affective, Socially-based, and Behavioral Involvement of Prosumers. Obtido em janeiro de 2012, de College of Information Sciences and Technology: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.4.9299&rep=rep1&type=pdf [descarga]
Jenkins, H. (2008). What is Participatory Culture? Obtido em janeiro de 2012, de MIT Tech TV: http://techtv.mit.edu/videos/704-what-is-span-classhighlightparticipatoryspan-culture
JISC. (2008). Re-purposing & re-use of digital university-level content & evaluation (RePRODUCE). Obtido em 14 de novembro de 2011, de JISC: http://www.jisc.ac.uk/whatwedo/programmes/elearningcapital/reproduce.aspx
Levin, B. (s.d.). Innovate or Improve our School System? [Vídeo]. Obtido em janeiro de 2012, de TVO Parents: http://tvoparents.tvo.org/video/168032/ben-levin-innovate-or-improve-our-school-system
Mota, J. (junho de 2009). Da Web 2.0 ao e-Learning 2.0: Aprender na Rede. Obtido em janeiro de 2012, de Orfeu.org: http://orfeu.org/weblearning20/
Nesbit, J., Belfer, K., & Leacock, T. (2003). Learning Object Review Instrument (LORI) - User Manual. Obtido em janeiro de 2012, de eLera: http://elera.net/eLera/Home/Articles/LORI%201.5.pdf
O'Reilly, T. (30 de 9 de 2005). What Is Web 2.0. Obtido em abril de 2010, de http://oreilly.com: http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html
Pedroso, J. V. (coord.).  (2008). Recursos Educativos Digitais de Qualidade ao Serviço das Escolas. Obtido em novembro de 2011, de CRIE: http://www.crie.min-edu.pt/index.php?section=314&module=navigationmodule
Ramos, J. L. (outubro de 2010). Portal das Escolas – Recursos Educativos Digitais para Portugal: Estudo Estratégico. (GEPE, Ed.) Obtido em janeiro de 2012, de Scrib: http://pt.scribd.com/doc/47599559/14/Caracteristicas-e-qualidade-dos-recursos-educativos-digitais

2 comentários:

  1. Qual será a próxima evolução não sei exactamente, mas há tendências e prospectiva.
    Penso que estarei melhor preparado que quando comecei a brincar com o ZX Spectrum. Pela classe docente não respondo.
    As tecnologias no domínio da informática vão ficando ultrapassadas muito rapidamente, e considero que não é humanamente exigível a ninguém que as conheça todas. Temos que aprender a seleccionar o que nos faz falta.
    Os padrões que estabelecem critérios de qualidade para definir os RED também poderão mudar, que o que me importa é que é eles sejam eficazes com os meus alunos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. É de facto humanamente impossível acompanhar totalmente o avanço nas tecnologias informáticas. Precisamos muito tempo para as dominar e quando isso acontece, já existem novas tendências. O que me preocupa como docente e como utilizadora dos recursos existentes é exatamente como produzir RED de qualidade, dentro dos critérios atuais, e como usar e adaptar os RED existentes para os meus propósitos profissionais (como docente) e até mesmo pessoais (como eterna aluna, nem que seja da vida). Outra questão é saber quais os critérios em vigor e tentar estar um pouco adiante, se possível...

      Eliminar