Universidade Aberta
Docente José Mota
LibriVox
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dezembro de 2011
Análise de Recursos Educativos
Fundamentação
No âmbito da Unidade Curricular Análise de Recursos Educacionais, do mestrado Comunicação Educacional Multimédia, da Universidade Aberta, sob a orientação do professor José Mota, foi proposto a seleção dois recursos educacionais abertos (REA) online e o seu enquadramento numa situação de aprendizagem.
Aquando da seleção foram tidos em consideração os seguintes critérios:
Acesso ao recurso sem facultar dados pessoais
Os recursos escolhidos são de acesso aberto e, para recorrer aos mesmo, não é necessário pertencer a uma comunidade fechada ou a um grupo de aprendizagem. Assim, os alunos teriam acesso ao mesmo sem necessitar facultar os seus dados pessoais.
Enquadramento no programa nacional
Os recursos a utilizar devem estar enquadrados dentro das práticas educativas na educação formal, permitindo atingir os objetivos que alunos e docentes devem cumprir no decorrer do ano letivo.
Possuírem licenças que permitam a adaptação e redistribuição
Muitos dos recursos online estão protegido com uma licença Copyright, permitindo a sua cópia, mas não a adaptação. Como docente a adaptação de recursos é muitas vezes requerida, visto que a ideia central do recurso poderá ser excelente, mas nem sempre totalmente adequada ao nível de ensino ou conteúdos estudados.
Facilitarem as práticas pedagógicas
Presentemente procura-se qualidade e fornecem-se cursos completos auxiliados somente com os media digitais. Procura-se tornar a aprendizagem, formal, e/ou informal e/ou não formal, mais apelativa e mais motivante, de forma a que as competências a desenvolver nos aprendentes sejam efetivas. Os docentes e os alunos poderão aceder a cursos completos ou a imagens, livros e vídeos atrativos e não estáticos como os manuais escolares.
Possibilitarem práticas pedagógicas inovadoras
Mesmo em contexto educativos formais é possível inovar seja dirigindo-se aos vários repositórios REA ou por iniciativa própria criando REA e assim ampliando os recursos didáticos dentro e fora do espaço físico da sala de aula. O recurso aos REA é atualmente uma realidade, uma vez que muitos professores criam alguns dos recursos que utilizam e usam muitos dos que encontram na rede, adaptando ou não. Com o surgimento da Web 2.0, o boom de recursos na rede tem aumentado, mas a qualidade nem sempre está presente.
Após pesquisa em rede de vários repositórios online, que poderiam conter recursos relevantes para as disciplinas que a discente leciona (Português e Inglês), a escolha recaiu na obra de leitura extensiva Contos, de Eça de Queirós, contida no repositório Projeto Gutenberg (Hart, 1971) , e no conto Suave Milagre, que se encontra no repositório LibriVox (McGuire, 2005) , e onde será elaborado um recurso sobre a obra de leitura extensiva. Os repositórios em questão apresentam um conjunto de obras nacionais e internacionais numa variedade de línguas e são úteis particularmente para o estudo da literatura e língua. Enquanto que o Project Gutenberg se baseia na partilha de livros, em formato digitalizado e em áudio, já o LibriVox, como o seu nome indica, dá voz aos livros, disponibilizando-os em diferentes formatos áudio.
Contos
Project Gutenberg |
Suave Milagre em áudio
LibriVox | |
Acesso ao recurso sem facultar dados pessoais
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Enquadramento no programa nacional
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Licença de Adaptação e Distribuição |
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Facilitar Práticas Pedagógicas
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Práticas Pedagógicas Inovadoras
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De acordo com a Lei n. 16/2008, de 1 de Abril (Imprensa Nacional da Casa da Moeda, 2008) , capítulo IV, todas as obras publicadas passam a pertencer ao domínio público após 70 anos do falecimento do autor da obra, na falta de disposição especial. Assim e uma vez que os dois recursos escolhidos são abrangidos por esta lei, significa que recaem no domínio público sendo possível a sua utilização como recurso de acesso aberto e a realização das atividades em breve referidas.
Leitura
De acordo com o Programa de Português do Ensino Básico (Reis, et al., 2009) , ler é um processo universal de obtenção de significados. Cada leitor, a partir da sua experiência e conhecimento do mundo, interage com o universo textual. Em grupo, a construção de sentidos pode alargar-se pela expressão e negociação de interpretações que respeitem as características próprias de cada obra e que valorizem aspetos contextuais. Assim, a Escola deve ajudar o aluno a apropriar-se de estratégias que lhe permitam aprofundar a relação afetiva e intelectual com as obras, a fim de que possa traçar, progressivamente, o seu próprio percurso enquanto leitor e construir a sua autonomia face ao conhecimento. Ler não pode, pois, restringir-se à prática exaustiva da análise quer de excertos quer mesmo de obras completas. As práticas de leitura orientada exigem a mediação do professor e visam exercitar os alunos na interpretação de textos. Assim, as atividades a realizar preservarão o sentido global das obras e permitirão interações criativas com os textos, contribuindo, assim, para aprofundar o prazer de ler.
A leitura tem sido uma constante preocupação por parte das entidades responsáveis pela educação em Portugal (Alçada, Calçada, Martins, Madureira, & Lorena, 2006) , pelo que foi criado o Plano Nacional de Leitura (PNL), tendo como objetivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos parceiros europeus.
Deste modo, é proposto para uma turma de 9º ano, na disciplina de Português, o estudo da obra Contos, de Eça de Queirós, disponível no Project Gutenberg, e após estudo da mesma, re-escrever os contos nela inseridos, em grupos de 4/5 alunos (conforme a turma), atualizando-os de acordo com o Acordo Ortográfico de 1990. Os textos serão enviados como proposta para integração no Project Gutenberg.[1][2] Ademais, durante o estudo será ouvido uma leitura/interpretação oral de um dos contos (Suave Milagre), disponível no LibriVox. Os alunos irão seguir as instruções presentes no portal e participar como voluntário[3], com a leitura expressiva que cada grupo/aluno gravou em aula.
LEITURA ORIENTADA: Contos, de Eça de Queirós
TEXTO NARRATIVO
Planificação
Produto final: Guião de leitura, conto re-escrito, leitura expressiva
Processos Operacionais
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Estratégias
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Recursos
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* Praticar o estudo de narrativas integrais
* localizar a ação no espaço e no tempo
* utilizar guiões de leitura cujos tópicos correspondam aos aspetos mais significativos da obra
* identificar os acontecimentos principais e os acontecimentos secundários
* relacionar a ordem real dos acontecimentos com a sua ordem textual, descobrir os momentos determinantes no desenvolvimento da ação (situação inicial, peripécias, ponto culminante e desenlace)
* ordenação dos acontecimentos e ordenação da narrativa
* descobrir características das personagens a partir de:
fala do narrador ou das personagens
comportamento das personagens
* detetar a presença ou ausência do narrador na ação
* detetar marcas da sua parcialidade ou imparcialidade
* distinguir narração, descrição e diálogo
* selecionar e usar estratégias de leitura (diminuição da velocidade de leitura...) adequadas ao nível de dificuldade do texto e ao grau de conhecimento do assunto
* Experimentar práticas de leitura diversas e complementares que conduzam à construção de sentidos:
- interpretar, em grupos, diferentes obras que apresentem afinidades ou aspetos complementares de uma mesma obra - interpretar, individualmente e/ou em grupos, partes ou capítulos de uma obra, após leitura prévia global
* Produzir discursos variados tendo em conta a situação concreta
* Assumir diferentes papéis em situações de comunicação, adequando as estratégias discursivas às funções e aos objetivos visados
* Aplicar as novas regras ortográficas no conto selecionado
* Redigir com correção formal
| Leitura para informação e estudo
Seleção e sistematização da informação
Resolução do guião de leitura com os aspetos mais relevantes de cada conto
Audição de um conto
Ficha orientadora do trabalho de grupo
Trabalho de grupo - pesquisa
Leitura expressiva em grupo e individual
Re-escrita de um conto de acordo com o Acordo Ortográfico de 1990
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Endereços eletrónicos de referência:
Contos, de Eça de Queirós
Suave Milagre, de Eça de Queirós
Guia do Acordo Ortográfico
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Avaliação:
* Avaliação do trabalho dos alunos através de observação, diálogo e análise do guião de leitura avaliação do produto final: leitura e texto re-escrito
* Avaliação do trabalho colaborativo.
Alterações aos recursos
Regressando novamente à questão qualidade acima referida e tendo em conta que a língua evolui e daí acontecerem mudanças gráficas, as modificações que faria aos recursos são as que resultarão das atividades empreendidas pelos alunos: a obra estando de acordo com o Acordo Ortográfico de 1990, no Project Gutenberg, e o LibriVox ter disponível todos os contos da obra e no português padrão ou europeu.
[1] Assumindo que existe autorização por parte dos Encarregados de Educação e do órgão de gestão da escola.
[2] Mais informações em Project Gutenberg
[3] Assumindo que existe autorização por parte dos Encarregados de Educação e do órgão de gestão da escola.
Referências
Alçada, I., Calçada, T., Martins, J., Madureira, A., & Lorena, A. (março de 2006). Plano Nacional de Leitura - Relatório Síntese. Obtido em 19 de dezembro de 2011, de Plano Nacional de Leitura:http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/pnltv/uploads/relatoriosintese.pdf
Hart, M. (1971). Project Gutenberg. Obtido em 1 de dezembro de 2011, de Gutenberg: http://www.gutenberg.org/wiki/PT_Principal
Imprensa Nacional da Casa da Moeda. (1 de abril de 2008). Lei n.º 16/2008. Obtido em 12 de dezembro de 2011, de Diário da República Eletrónico: http://dre.pt/pdf1sdip/2008/04/06400/0189401983.pdf
Instituto de Linguística Teórica e Computacional. (2011 de maio de 2011). Guia para a nova ortografia. (M. d. Cultura, Ed.) Obtido em 13 de agosto de 2010, de Ministério da Educação: http://www.min-edu.pt/data/Guia_AO_definitiva_capa.pdf
McGuire, H. (agosto de 2005). Libribox. Obtido em 7 de dezembro de 2011, de LibriVox.org: http://librivox.org/
Reis, C., Dias, A. P., Cabral, A., Silva, E., Viegas, F., Bastos, G., et al. (março de 2009). Programas de Português do Ensino Básico. Obtido em dezembro de 2012, de Direcção - Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular:http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/wp-content/uploads/2010/09/ProgramadePortuguesEB.pdf
Revisto a 27 de janeiro de 2012
Este trabalho de Teresa Cabral Küffer, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
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