quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Atividade pedagógica com REA do Project Gutenberg & LibriVox


 Recursos Educacionais Abertos
Universidade Aberta
Docente José Mota





LibriVox

 Flicker, por bgolub
Wikimedia Commons





dezembro de 2011

Análise de Recursos Educativos

 Teresa Küffer


Fundamentação
No âmbito da Unidade Curricular Análise de Recursos Educacionais, do mestrado Comunicação Educacional Multimédia, da Universidade Aberta, sob a orientação do professor José Mota, foi proposto a seleção dois recursos educacionais abertos (REA) online e o seu enquadramento numa situação de aprendizagem.

Aquando da seleção foram tidos em consideração os seguintes critérios:

Acesso ao recurso sem facultar dados pessoais
Os recursos escolhidos são de acesso aberto e, para recorrer aos mesmo, não é necessário pertencer a uma comunidade fechada ou a um grupo de aprendizagem. Assim, os alunos teriam acesso ao mesmo sem necessitar facultar os seus dados pessoais.

Enquadramento no programa nacional
Os recursos a utilizar devem estar enquadrados dentro das práticas educativas na educação formal, permitindo atingir os objetivos que alunos e docentes devem cumprir no decorrer do ano letivo.

Possuírem licenças que permitam a adaptação e redistribuição
Muitos dos recursos online estão protegido com uma licença Copyright, permitindo a sua cópia, mas não a adaptação. Como docente a adaptação de recursos é muitas vezes requerida, visto que a ideia central do recurso poderá ser excelente, mas nem sempre totalmente adequada ao nível de ensino ou conteúdos estudados.

Facilitarem as práticas pedagógicas
Presentemente procura-se qualidade e fornecem-se cursos completos auxiliados somente com os media digitais. Procura-se tornar a aprendizagem, formal, e/ou informal e/ou não formal, mais apelativa e mais motivante, de forma a que as competências a desenvolver nos aprendentes sejam efetivas. Os docentes e os alunos poderão aceder a cursos completos ou a imagens, livros e vídeos atrativos e não estáticos como os manuais escolares.

Possibilitarem práticas pedagógicas inovadoras
Mesmo em contexto educativos formais é possível inovar seja dirigindo-se aos vários repositórios REA ou por iniciativa própria criando REA e assim ampliando os recursos didáticos dentro e fora do espaço físico da sala de aula. O recurso aos REA é atualmente uma realidade, uma vez que muitos professores criam alguns dos recursos que utilizam e usam muitos dos que encontram na rede, adaptando ou não. Com o surgimento da Web 2.0, o boom de recursos na rede tem aumentado, mas a qualidade nem sempre está presente.

Após pesquisa em rede de vários repositórios online, que poderiam conter recursos relevantes para as disciplinas que a discente leciona (Português e Inglês), a escolha recaiu na obra de leitura extensiva Contos, de Eça de Queirós, contida no repositório Projeto Gutenberg (Hart, 1971), e no conto Suave Milagre, que se encontra no repositório LibriVox (McGuire, 2005), e onde será elaborado um recurso sobre a obra de leitura extensiva. Os repositórios em questão apresentam um conjunto de obras nacionais e internacionais numa variedade de línguas e são úteis particularmente para o estudo da literatura e língua. Enquanto que o Project Gutenberg se baseia na partilha de livros, em formato digitalizado e em áudio, já o LibriVox, como o seu nome indica, dá voz aos livros, disponibilizando-os em diferentes formatos áudio. 




Contos
Project Gutenberg 
Suave Milagre em áudio
LibriVox
Acesso ao recurso sem facultar dados pessoais
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Enquadramento no programa nacional
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Licença de Adaptação e Distribuição


Wiki: GNU Free Documentation License 1.2



Facilitar Práticas Pedagógicas
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Práticas Pedagógicas Inovadoras
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De acordo com a Lei n. 16/2008, de 1 de Abril (Imprensa Nacional da Casa da Moeda, 2008), capítulo IV, todas as obras publicadas passam a pertencer ao domínio público após 70 anos do falecimento do autor da obra, na falta de disposição especial. Assim e uma vez que os dois recursos escolhidos são abrangidos por esta lei, significa que recaem no domínio público sendo possível a sua utilização como recurso de acesso aberto e a realização das atividades em breve referidas.

Leitura

De acordo com o Programa de Português do Ensino Básico (Reis, et al., 2009),  ler é um processo universal de obtenção de significados. Cada leitor, a partir da sua experiência e conhecimento do mundo, interage com o universo textual. Em grupo, a construção de sentidos pode alargar-se pela expressão e negociação de interpretações que respeitem as características próprias de cada obra e que valorizem aspetos contextuais.  Assim, a Escola deve ajudar o aluno a apropriar-se de estratégias que lhe permitam aprofundar a relação afetiva e intelectual com as obras, a fim de que possa traçar, progressivamente, o seu próprio percurso enquanto leitor e construir a sua autonomia face ao conhecimento. Ler não pode, pois, restringir-se à prática exaustiva da análise quer de excertos quer mesmo de obras completas. As práticas de leitura orientada exigem a mediação do professor e visam exercitar os alunos na interpretação de textos. Assim, as atividades a realizar preservarão o sentido global das obras e permitirão interações criativas com os textos, contribuindo, assim, para aprofundar o prazer de ler.

A leitura tem sido uma constante preocupação por parte das entidades responsáveis pela educação em Portugal (Alçada, Calçada, Martins, Madureira, & Lorena, 2006), pelo que foi criado o Plano Nacional de Leitura (PNL), tendo como objetivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos parceiros europeus.

Deste modo, é proposto para uma turma de 9º ano, na disciplina de Português, o estudo da obra Contos, de Eça de Queirós, disponível no Project Gutenberg, e após estudo da mesma, re-escrever os contos nela inseridos, em grupos de 4/5 alunos (conforme a turma), atualizando-os de acordo com o Acordo Ortográfico de 1990. Os textos serão enviados como proposta para integração no Project Gutenberg.[1][2] Ademais, durante o estudo será ouvido uma leitura/interpretação oral de um dos contos (Suave Milagre), disponível no LibriVox. Os alunos irão seguir as instruções presentes no portal e participar como voluntário[3], com a leitura expressiva que cada grupo/aluno gravou em aula.

LEITURA ORIENTADA: Contos, de Eça de Queirós
TEXTO NARRATIVO


Planificação

Produto final: Guião de leitura, conto re-escrito, leitura expressiva
Processos Operacionais
Estratégias
Recursos


* Praticar o estudo de narrativas integrais
* localizar a ação no espaço e no tempo
* utilizar guiões de leitura cujos tópicos correspondam aos aspetos mais significativos da obra
* identificar os acontecimentos principais e os acontecimentos secundários
* relacionar a ordem real dos acontecimentos com a sua ordem textual, descobrir os momentos determinantes no desenvolvimento da ação (situação inicial, peripécias, ponto culminante e desenlace)
* ordenação dos acontecimentos e ordenação da narrativa
* descobrir características das personagens a partir de:
ž fala do narrador ou das personagens
ž comportamento das personagens
* detetar a presença ou ausência do narrador na ação
* detetar marcas da sua parcialidade ou imparcialidade
* distinguir narração, descrição e diálogo
* selecionar e usar estratégias de leitura (diminuição da velocidade de leitura...) adequadas ao nível de dificuldade do texto e ao grau de conhecimento do assunto
* Experimentar práticas de leitura diversas e complementares que conduzam à construção de sentidos:
   - interpretar, em grupos, diferentes obras que apresentem afinidades ou aspetos complementares de uma mesma obra
   - interpretar, individualmente e/ou em grupos, partes ou capítulos de uma obra, após leitura prévia global
* Produzir discursos variados tendo em conta a situação concreta
* Assumir diferentes papéis em situações de  comunicação, adequando as estratégias discursivas às funções e aos objetivos visados
* Aplicar as novas regras ortográficas no conto selecionado
* Redigir com correção formal








Leitura para informação e estudo

Seleção e sistematização da informação

Resolução do guião de leitura com os aspetos mais relevantes de cada conto

Audição de um conto

Ficha orientadora do trabalho de grupo

Trabalho de grupo - pesquisa

Leitura expressiva em grupo e individual

Re-escrita de um conto de acordo com o Acordo Ortográfico de 1990
Endereços eletrónicos de referência:

Contos, de Eça de Queirós

Suave Milagre, de Eça de Queirós

Guia do Acordo Ortográfico (Instituto de Linguística Teórica e Computacional, 2011)



Avaliação:
*        Avaliação do trabalho dos alunos através de observação, diálogo e análise do guião de leitura avaliação do produto final: leitura e texto re-escrito
*        Avaliação do trabalho colaborativo.

Alterações aos recursos
Regressando novamente à questão qualidade acima referida e tendo em conta que a língua evolui e daí acontecerem mudanças gráficas, as modificações que faria aos recursos são as que resultarão das atividades empreendidas pelos alunos: a obra estando de acordo com o Acordo Ortográfico de 1990, no Project Gutenberg, e o LibriVox ter disponível todos os contos da obra e no português padrão ou europeu. 


[1] Assumindo que existe autorização por parte dos Encarregados de Educação e do órgão de gestão da escola.
[2] Mais informações em Project Gutenberg
[3] Assumindo que existe autorização por parte dos Encarregados de Educação e do órgão de gestão da escola.

Referências

Alçada, I., Calçada, T., Martins, J., Madureira, A., & Lorena, A. (março de 2006). Plano Nacional de Leitura - Relatório Síntese. Obtido em 19 de dezembro de 2011, de Plano Nacional de Leitura:http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/pnltv/uploads/relatoriosintese.pdf
Hart, M. (1971). Project Gutenberg. Obtido em 1 de dezembro de 2011, de Gutenberg: http://www.gutenberg.org/wiki/PT_Principal
Imprensa Nacional da Casa da Moeda. (1 de abril de 2008). Lei n.º 16/2008. Obtido em 12 de dezembro de 2011, de Diário da República Eletrónico: http://dre.pt/pdf1sdip/2008/04/06400/0189401983.pdf
Instituto de Linguística Teórica e Computacional. (2011 de maio de 2011). Guia para a nova ortografia. (M. d. Cultura, Ed.) Obtido em 13 de agosto de 2010, de Ministério da Educação: http://www.min-edu.pt/data/Guia_AO_definitiva_capa.pdf
McGuire, H. (agosto de 2005). Libribox. Obtido em 7 de dezembro de 2011, de LibriVox.org: http://librivox.org/
Reis, C., Dias, A. P., Cabral, A., Silva, E., Viegas, F., Bastos, G., et al. (março de 2009). Programas de Português do Ensino Básico. Obtido em dezembro de 2012, de Direcção - Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular:http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/wp-content/uploads/2010/09/ProgramadePortuguesEB.pdf

Revisto a 27 de janeiro de 2012
Licença Creative Commons
Este trabalho de Teresa Cabral Küffer, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

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