Avaliação de recurso
educacional online
Saber avaliar um software
educativo multimédia exige ao professor uma boa preparação sobre os componentes e
design da interface, tipos de estruturas e as suas aplicações na navegação e na
aprendizagem,tipos de feedback, papel da ajuda...
Amélia Carvalho (Anibal, 2005)
No âmbito da Unidade Curricular Análise de Recursos
Educacionais, do mestrado Comunicação Educacional Multimédia, da Universidade
Aberta, sob a orientação do professor José Mota, foi proposta a seleção,
análise e avaliação de um recurso educacional online (REO).
Após pesquisa em vários repositórios de recursos e em
páginas variadas, a escolha recaiu no jogo educacional SeguraNet 3º Ciclo/Secundário. Trata-se de uma aplicação que contém um conjunto de 8
jogos e atividades, transversais a todas as áreas disciplinares, sobre a
utilização segura da Internet, que se encontra no repositório portal das escolas, repositório que diz assentar no conceito de “comunidade” e suportar, em
simultâneo, recursos de acesso livre e aberto e recursos comerciais (Ramos, 2010) . O SeguraNet tem como objetivo fornecer aos alunos
dos anos visados um conhecimento geral sobre os perigos que podem enfrentar no
uso da internet e como se manter seguros nas suas navegações. O jogo pode ser
acedido sem que para tal haja necessidade de registo ou instalação de software adicional.
Fernando Albuquerque Costa (1999) recomenda que a
avaliação da qualidade do software educativo
multimédia deverá ter um carácter multidimensional, articulando as dimensões
psicológica, curricular, didática e tecnológica em três planos de análise
distintos mas complementares:
a) o produto e suas características
intrínsecas;
b)
a sua utilização e exploração tecnológica (eficiência pedagógico);
c)
as aquisições que proporciona (centrada nos resultados: eficácia pedagógica)
No entanto, esta análise e avaliação aqui apresentadas serão fruto de uma perspetiva
em relação ao produto, não tendo sido utilizado com os alunos em contexto escolar
ou fora dele. Irá fundamentar-se no potencial que este produto poderá possuir
em contexto pedagógico.
Estrutura da Grelha de Avaliação
Na elaboração da grelha de avaliação foram tidos em conta várias grelhas
elaboradas previamente para recursos educativos, tais como as grelhas do Pedactice [descarga], do TICESE, do Projeto SACAUSEF e do Ministério da Educação da British Columbia (ELAR). Os critérios de avaliação foram estruturados em sete
áreas de ação. Foi determinado que os critérios escolhidos deveriam ser
englobadores e compreensivos de forma a poder avaliar qualquer outra aplicação
multimédia da mesma natureza.
Cada área refere-se aos aspetos fundamentais de uma aplicação educativa multimédia,
nomeadamente:
*
Identificação
do produto
*
Funcionalidade
*
Conteúdo
*
Pedagogia
*
Uso
da Língua
*
Interface
Gráfica
*
Atitudes/Valores
Na avaliação
optou-se por uma escala de resposta de composta por 4 níveis, referindo-se eles
a:
0 - Não aplicável
1 - Insuficiente
2 - Suficiente
3 - Bom
Identificação
do produto
|
||||||||||||||
Nome
|
SeguraNet 3º Ciclo/Secundário
|
|||||||||||||
URL
|
||||||||||||||
Tipo de software
|
Jogo Pedagógico
|
|||||||||||||
Imagem do Recurso
|
||||||||||||||
Conteúdo Principal
|
Segurança da Internet
|
|||||||||||||
Autoria/Conceção
|
Centro de Competência
Malha Atlântica
|
|||||||||||||
Versão
|
14-05-2010
|
|||||||||||||
Idioma
|
Português
|
|||||||||||||
Área Curricular
|
Transversal a todas as áreas disciplinares
|
|||||||||||||
Nível Etário
|
12-18 anos
|
|||||||||||||
Nível de Ensino
|
3º Ciclo/Secundário
|
|||||||||||||
Requisitos
|
Adobe Flash Player 10
|
|||||||||||||
Avaliadora
|
Teresa Küffer, mestranda do curso Comunicação
Educacional Multimédia, da Universidade Aberta
|
|||||||||||||
Data
|
fevereiro de 2012
|
|||||||||||||
Descrição do recurso
|
O SeguraNet é
um conjunto jogo que pretende promover uma utilização mais consciente da
Internet, dando a conhecer os perigos reais de uma utilização inconsciente da
mesma e tentando desenvolver comportamentos de segurança bem como promover
comportamentos que respeitam as regras de conduta online.
|
|||||||||||||
Funcionalidade
|
||||||||||||||
0
|
1
|
2
|
3
|
|||||||||||
O recurso sofreu
atualização/ões
|
||||||||||||||
Necessidade de possuir conhecimentos prévios
|
||||||||||||||
Possui ligações internas/externas funcionais
|
||||||||||||||
Tempo de carregamento dos exercícios do jogo
|
||||||||||||||
O software é
de fácil utilização e atende aos conhecimentos do utilizador
|
||||||||||||||
O software está adaptado à tarefa a executar
|
||||||||||||||
O recurso fornece aos
utilizadores indicações sobre o seu funcionamento
|
||||||||||||||
Possui sistemas de
ação padronizados
|
||||||||||||||
Compatibilidade com
diferentes browsers
|
||||||||||||||
Observações
O
recurso é funcional, intuitivo e com a maioria das suas ações padronizadas,
facultando utilização e manuseamento fácilitados e perfeitamente adaptado aos
conhecimentos do seu público-alvo.
O
tempo de carregamento dos diferentes jogos é relativamente curto, cerca de
5-10 segundos.
As
ligações externas e internas estão bem concebidas, mas infelizmento o link da
Malha Atlântica está quebrado.
Tem
como ponto forte o facto de funcionar plenamente em todos os browsers
experimentados (IExplorer, Chrome, Firefox, Opera e Safari).
O seu
ponto fraco são a falta de indicações (instruções) sobre como alguns dos
jogos funcionam, nomeadamente o facto do jogo Verdadeiro/Falso funcionar a
nível de cliques. Ademais, nos variados jogos das Cruzadas (Youtube, Chat,
Hi5), não identificam que a palavra que procuram estará em inglês, aumentando
desnecessariamente o esforço cognitivo do aluno.
|
||||||||||||||
Avaliação Global
|
2,7
|
|||||||||||||
Conteúdo
|
||||||||||||||
0
|
1
|
2
|
3
|
|||||||||||
Atualidade da informação contida no recurso
|
||||||||||||||
Ausência de erros científicos (factos;
gráficos...)
|
||||||||||||||
Pertinência dos conteúdos face à natureza da
temática e aos objetivos curriculares
|
||||||||||||||
Adequação dos conteúdos ao público-alvo
|
||||||||||||||
Possibilidade de
articulação/integração curricular
|
||||||||||||||
Revela consistência em
termos organizativos da informação (tópicos, hierarquia, localização)
|
||||||||||||||
Observações
Embora
esteja localizado o menu lateral, o mesmo não parece seguir uma lógica em
particular. Recomendaria a sua reorganização iniciando por os hardwares
usados pelos jovens desta faixa etária (Telemóvel, Jogos e Consolas),
passando pelo Convívio na internet e uso de aplicações sociais (email, YouTube, Conversar no Chat, Redes Sociais: o Hi5), seguido
por aspetos gerais de segurança: palavras-chave; sair em segurança, cópias de
segurança, sites falsos e phishing; vírus. Terminaria com os
direitos de autor.
Na
opção "Conviver na internet" o jogo "Siglas em código"
não pode ser resolvido, pois não estão nas teclas as letras Y e K. Erro que
deveria ser corrigido. Acresceria que deveriam ter sido empregues espressões
usadas em português e bastantes comuns entre o público alvo.
|
||||||||||||||
Avaliação Global
|
2,9
|
|||||||||||||
Uso
da língua
|
||||||||||||||
0
|
1
|
2
|
3
|
|||||||||||
Clareza na linguagem (vocabulário, glossário)
|
||||||||||||||
Correção linguística (erros gramaticais e
ortográficos)
|
||||||||||||||
Adequação da linguagem ao destinatário
|
||||||||||||||
Observações
Embora
ainda estejamos no período de adaptação ao novo acordo ortogáfico e uma vez
que os manuais escolares já estão a ser impressos de acordo com o acordo
ortográfico de 1990, creio que a aplicação já poderia compreender esta
atualização, pois pertence igualmente ao Ministério Educação a quem cabe
inovar.
Este
recurso pela pelo recorrente uso de palavras estrangeiras, na sua maioria na
língua inglesa, sem que para isso estejam devidamente identificadas (aspas ou itálico)
e para qual existem palavras portuguesas,
como por exemplo webcam.
|
||||||||||||||
Avaliação Global
|
2,7
|
|||||||||||||
Interface
Gráfica
|
||||||||||||||
0
|
1
|
2
|
3
|
|||||||||||
Texto com carateres bem definidos e delineados
com clareza, de dimensão apropriada e com espaçamento adequado, quer entre
si, quer entre as linhas
|
||||||||||||||
Proporção e distribuição dos objetos gráficos
(poluição visual)
|
||||||||||||||
Qualidade dos objetos gráficos
|
||||||||||||||
Uso de imagens adequadas ao tema e público-alvo
|
||||||||||||||
Organização do
Ambiente de trabalho (menu, botões)
|
||||||||||||||
O recurso
apresenta a informação num formato adequado aos utilizadores
|
||||||||||||||
Observações
A
nível gráfico o recurso está muito bem pensado. Repararia, no entanto, o
nível de espaçamentos (entre si e entre as linhas) dos textos que estão em
letra reduzida. Além disso, no caso do
jogo das palavras cruzadas as palavras a descobrir e pistas poderiam ter um
tamanho acima, pois dificultam a sua leitura.
O
recurso peca pela falta de botões de regresso ao menu dos jogos após terminar
um jogo, tendo sempre que se recorrer ao menu lateral.
|
||||||||||||||
Avaliação Global
|
2,5
|
|||||||||||||
Pedagogia
|
||||||||||||||
0
|
1
|
2
|
3
|
|||||||||||
Permite uma atividade situada, autêntica e
significativa [1]
|
||||||||||||||
Promove situações comunicativas (debate,
discussão em grupo...)
|
||||||||||||||
Estimula a colaboração com outros
|
||||||||||||||
Incentiva a participação ativa e atitude crítica
|
||||||||||||||
Apresenta estratégias diferenciadas para
obtenção/verificação de conhecimento
|
||||||||||||||
Promove a autonomia do aluno por meio de ajudas [2]
|
||||||||||||||
Utiliza Feedback (positivo/negativo) com rigor [3]
|
||||||||||||||
Permite o uso em
locais não escolares
|
||||||||||||||
Permite a utilização
"diferenciada" de acordo com estilos cognitivos e de aprendizagem
diferentes
|
||||||||||||||
Possui ligações a
outros recursos para construção de conhecimento
|
||||||||||||||
Identificação do nível escolar/etário adequado
ao recurso
|
||||||||||||||
Permite a contabilização dos
pontos/aprendizagens (auto/heteroavaliação)
|
||||||||||||||
Observações
O
recurso está num todo positivo, estimulando a atitudo crítica na proposta de
verificação na correção dos exercícios de forma visível e logo após a
resolução do jogo/exercício, como por exemplo no jogo questionário e
Verdadeiro/Falso.
Embora
seja dado Feedback positivo e negativo com rigor este é pouco percetível. As
ajudas são dadas, mas de forma repetitiva e igual.
Embora
existam várias estratégias a nível de jogo para a avaliação de conhecimentos
(escolha múltipla; verdadeiro/falso; palavras cruzadas; jogos de memória...)
a verdade é que estes são muito semelhantes a abordagens de sala de aula não
trazendo grande inovação e apelo aos alunos que os incentive a iniciar ou
continuar o jogo.
Lamentavelmente,
este jogo não incita a colaboração entre pares ou promove situações
comunicativas, limitando o envolvimento dos utilizadores e assim
retirando-lhes o que é considerado faculdades imprescindíveis para o aluno do
séc. XXI, a colaboração e comunicação
|
||||||||||||||
Avaliação
Global
|
2,3
|
|||||||||||||
Atitudes/Valores
|
||||||||||||||
0
|
1
|
2
|
3
|
|||||||||||
Ausência de preconceitos ou esteréotipos de
raça, etnia, religião e/ou cultura de origem
|
||||||||||||||
Promoção da igualdade entre homens e mulheres
através de:
|
||||||||||||||
- Equilíbrio na visibilidade dada à
representação do sexos feminino e masculino
|
||||||||||||||
- Apresentação de personagens com características/comportamentos
diversificados que ultrapassem as tradicionalmente associadas ao respetivo
sexo
|
||||||||||||||
- Presença de personagens desempenhando
atividades/profissões ou papéis/funções sociais diversificadas que
ultrapassem as tradicionalmente associadas ao respetivo sexo
|
||||||||||||||
Ausência de conteúdos
que incitem à violência
|
||||||||||||||
Observações
É visível a supremacia do sexo masculino neste recurso. Ainda deveriam
ser efetuados ajustes de forma a que não só houvessem a mesma quantidade de
elementos de cada sexo, como não fossem atribuídas aos elementos femininos
características como associação da cor rosa aos elementos.
|
||||||||||||||
Avaliação Global
|
1,8
|
|||||||||||||
Avaliação Final - 2.5
|
||||||||||||||
Apreciação Global do Recurso
No seu cômputo geral o recurso está
perto dos valores máximos, no entanto tem pequenos entraves em todas as áreas
avaliadas. Relembro que é necessário que os recursos disponíveis devem preparar
os alunos para as atividades reais que os esperam e para situações concretas em
que podem colaborar com os pares. Essa colaboração é, no meu ponto de vista, um
dos maiores entraves a este recursos.
Outro entrave é o uso estereotipado dos sexos baseado em valores que merecem ser
ultrapassados.
Por outro lado o recurso apresenta estratégias englobadoras, estimulando o
sentido crítico, para além de permitir o seu manejo de forma intuitiva e
bastante fácil.
Reflexão
sobre esta tarefa
No decorrer da tarefa, fui-me apercebendo quão importantes são os critérios
escolhidos para uma avaliação correta dos recursos. Creio que poderia ir sempre
acrescentando um ou outro critério à medida que fosse avaliando, mas isso iria
tornar a tarefa morosa, provavelmente demasiado abrangedora para outros
recursos semelhantes implicando utilizar mais vezes a opção 0 - Não aplicável,
que a meu ver não favorece o processo avaliativo. Foi uma tarefa em que me apercebi na
dificuldade do encontro dos critérios certos, sem ser demasiado redundante ou
abrangente.
Notas:
[1] Carlos Nogueira Fino (Fino, 1998)
[2] Amélia Carvalho (Anibal, 2005)
[3] Amélia Carvalho (Anibal, 2005)
Referências
Anibal, G. (2005). Utilização
e avaliação de software educativo. Obtido em janeiro de 2012, de CRIE:
http://www.crie.min-edu.pt/index.php?section=176&module=navigationmodule
Cisco. (2009). Equipando todos os alunos para o século XXI. Obtido em fevereiro de 2012, de Cisco: http://www.cisco.com/web/about/citizenship/socio-economic/docs/GlobalEdWPPortuguese.pdf
Cisco. (2009). Equipando todos os alunos para o século XXI. Obtido em fevereiro de 2012, de Cisco: http://www.cisco.com/web/about/citizenship/socio-economic/docs/GlobalEdWPPortuguese.pdf
Fino, C. N. (1998). Um software educativo que suporte uma construção de conhecimento em interacção (com pares e professores). Obtido em 17 de janeiro de 2012, de Minerva: http://www.minerva.uevora.pt/simposio/comunicacoes/Carlos_Fino.html
Ramos, J. L. (outubro de 2010). Portal das Escolas – Recursos Educativos Digitais para Portugal: Estudo Estratégico. (GEPE, Ed.) Obtido em janeiro de 2012, de Scrib: http://pt.scribd.com/doc/47599559/14/Caracteristicas-e-qualidade-dos-recursos-educativos-digitais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Sem comentários:
Enviar um comentário